Perguntas Frequentes

  • Qualquer pessoa, maior de 18 anos e residente no Brasil pode se cadastrar e buscar vagas de voluntariado em museus no Banco de Voluntários Feambra. Além disso, qualquer instituição cultural do Brasil pode se inscrever e disponibilizar suas vagas de voluntariado na plataforma.
  • Não, o cadastro no Banco de Voluntários Feambra é totalmente gratuito. Você só precisará pagar o acesso à internet que for utilizar.
  • Ao efetuar o cadastro, tanto o museu quanto o voluntário, escolhe se quer deixar seu perfil disponível para busca ou não. Após cadastro, tanto do voluntário quanto do museu/ vaga, o perfil precisará ser aprovado pela Feambra antes de ficar disponível para visualização no Banco de Voluntários, no caso do usuário ter autorizado a busca. Caso contrário, após aprovação, o usuário poderá usufruir de toda a plataforma, só não ficará disponível para ser buscado. Essa aprovação poderá levar até 7 dias.
  • Não, após aprovação do perfil, todo o contato feito entre a instituição e o voluntário, é de inteira responsabilidade dos interessados. A Feambra não interfere e nem tem participação em nada que diga respeito a seleção de candidatos e vagas.
  • Sim, ter um programa de voluntários é uma escolha dos museus, mas qualquer instituição, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pode desenvolver um programa voltado para suas necessidades, desde que esteja em conformidade com a Lei do Voluntariado LEI Nº 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998).
  • No momento, sim.Embora a Feambra seja a Federação de Amigos dos Museus do Brasil, inicialmente,o Banco de Voluntários estará disponível apenas no estado de São Paulo.Esperamos poder ampliar o acesso em breve.